Blog Clínica Greenwood

Consumo de bebida alcoólica é risco para câncer, revela pesquisa

Cerca de 10% dos casos de câncer em homens e de 3% em mulheres são atribuídos à ingestão de álcool, revela estudo realizado em oito países europeus e publicado na revista científica British Medical Journal.
Os resultados da pesquisa revelam:”Pelo menos 40% por cento dos casos de câncer causados pela ingestão de bebida alcoólica se dão em indivíduos que superam habitualmente os limites recomendados de consumo diário de bebidas alcoólicas”. A pesquisa, dirigida pelo epidemiologista alemão Madlen Schütze, foi realizada em França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Grécia, Alemanha e Dinamarca.
“Os nossos dados revelam que muitos casos de câncer podiam ser evitados se o consumo de álcool se limitasse às recomendações das organizações de saúde. E eram evitados muitos mais casos se as pessoas reduzissem a ingestão de álcool para abaixo desses limites, ou inclusive parassem de beber”, afirma Schütze.
Estes dados confirmam os atuais esforços políticos para reduzir ou abster-se do consumo de álcool para reduzir a incidência de câncer.