Tabagismo: Parar de Fumar

Programa Anti-tabagismo: “Preserve sua Vida”

O tabagismo é uma das principais causas de morte evitáveis no mundo sendo no Brasil o responsável por mais de 200.000 mortes por ano. Pesquisas divulgadas pelo IBGE mostram que 17,2% dos Brasileiros fumam, 52,1% pensam em parar de fumar e 93% do total de fumantes afirmam saber que o cigarro pode causar doenças graves.

Os cigarros apresentam mais de 4700 substâncias, dentre elas metais pesados, pesticidas, substâncias radioativas. Estas substâncias são cancerígenas e causam também problemas cardiovasculares, cerebrovasculares e problemas respiratórios. A nicotina presente no cigarro é fortemente adictiva, já que atua no sistema de recompensa do cérebro, que é um sistema que libera dopamina cada vez que realizamos algum ato que implique na nossa sobrevivência ou preservação da espécie e essa dopamina causa a sensação de prazer.

Ao tratar-se de uma droga lícita, de fácil acesso, com consequências devastadoras para a saúde pública, para os usuários e as pessoas que estão em seu entorno, a Clínica Greenwood que trabalha na área de dependências química há 26 anos abre agora o programa antitabagismo “Preserve sua vida”. É um programa ambulatorial, no qual, será feita uma abordagem multidisciplinar com acompanhamento psiquiátrico podendo utilizar medicamentos quando necessário para ajudar a diminuir a fissura pelo cigarro e tratar outros transtornos psiquiátricos que possam estar associados, como a depressão. Atendimento psicológico realizando terapias e métodos cognitivos. Acompanhamento nutricional, pois sabemos que ao parar de fumar muitas pessoas engordam o que muitas vezes estimula a pessoa a voltar a fumar e acompanhamento clínico com avaliação cardiológica e pulmonar e atividades físicas supervisionadas. Temos o objetivo de ajudar os fumantes a parar de fumar e conseguir assim uma melhor qualidade de vida para os mesmos. Sabemos que uma pessoa de 35 anos de idade, que para de fumar, pode aumentar sua expectativa de vida em cinco anos.