Blog Clínica Greenwood

Sócrates já respira sem ajuda de aparelhos

O ex-jogador recebe cuidados médicos na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Einsten. Ele sofre de cirrose hepática e, se não melhorar, poderá ter que fazer um transplante de fígado.a

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital Albert Einstein nesta quarta-feira, o quadro clínico do ex-jogador de futebol Sócrates segue estável. O ídolo segue na UTI, mas já consegue respirar sem aparelhos e está consciente. Ele foi internado no último dia 5 de setembro com uma hemorragia interna no aparelho digestivo.

O hospital informou na terça-feira que um balão gástrico havia sido retirado no dia anterior, e não havia nenhum sinal de sangramento. Sócrates já havia sido internado em 19 de agosto deste ano com o mesmo problema e foi liberado nove dias depois. Em entrevista após receber alta, o ex-jogador do Corinthians e da seleção brasileira revelou que tinha um ponto cirrótico em um local sensível do fígado. Sócrates também revelou ser dependente de álcool e garantiu que se livraria do vício dali em diante.

Da primeira vez, ele foi diagnosticado com hemorragia digestiva alta no estômago, devido ao consumo de álcool. Agora, o sangramento aconteceu na região do abdômen e ele foi tratado com remédios e passou por exames na tentativa de controlar a hemorragia. Ainda não há previsão de alta.

Sócrates é um dos maiores ídolos do Corinthians e um dos jogadores mais importantes da história da seleção brasileira. Apelidado de “Doutor”, por ser formado em medicina, foi um dos principais responsáveis pelo bicampeonato corintiano em 1982/1983. Já foi eleito pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) como um dos 100 melhores jogadores vivos, além de ser premiado diversas vezes por revistas especializadas em todo o mundo.