Crianças e Adolescentes

Filhos de Dependentes

Filhos de dependentes químicos tendem a ser crianças e adolescentes com dificuldades emocionais relacionadas à auto-estima, tornam-se inseguras e têm maior risco de desenvolver doenças como depressão e ansiedade precocemente. Vivem em ambientes estressantes e sem rotinas pré estabelecidas. Fatores que no futuro podem vir a afetar seu desenvolvimento social, causar deficiência nas relações dentre outros prejuízos.

As dependências afetam toda a família tornando os lares ambientes tensos, frágeis, desorganizados e as relações disfuncionais. Causam também empobrecimento na resolução de problemas.

Predominam ainda as dificuldades escolares, riscos de agressões físicas e abusos em alguns casos.

Uma abordagem preventiva de caráter terapêutico é importante, mesmo que haja na família um membro na primeira fase da dependência.

O ambulatório da Greenwood oferece um acompanhamento terapêutico e reabilitador para crianças e adolescentes. O espaço “CRESCENDO E DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE” é um programa que visa estimular a criatividade, proporcionando aos jovens a oportunidade de se descobrirem através de sua própria habilidade, construindo e conservando sua motivação para a vida. Proporciona um espaço de convivência e apoio, capaz de colaborar com sua rotina. Desenvolve segurança, auto-estima e organização, além da assertividade.