Biofeedback

Biofeedback

O Biofeedback é um instrumento terapêutico, complementar à terapia, que possibilita treino e monitoramento de estados fisiológicos através da utilização de equipamentos com eletrodos de superfície (não invasivos), os quais fornecem ao paciente a visualização de suas próprias alterações orgânicas em tempo real. Esta visualização funciona como reforço positivo que facilita o aprendizado do controle de sintomas relacionados ao estresse e ansiedade.

Consiste em um treinamento no qual técnicas de respiração são empregadas pois nossa respiração afeta diretamente nosso ritmo e coerência cardíaca. Quanto maior for a coerência cardíaca do indivíduo, melhor será o funcionamento do corpo e do cérebro o que facilita a atenção, concentração, manutenção de foco, resolução de problemas e tomada de decisões. É usado ainda para reduzir sintomas de ansiedade e estresse.
Pode ser uma ferramenta adicional de auxílio na prevenção de recaída pois, durante a recuperação o dependente químico vivencia, com frequência, situações estressoras, e estas, em muitas ocasiões, representam riscos à manutenção da abstinência. Nesse sentido o treino com Biofeedback possibilita ao indivíduo tornar-se mais consciente de seus estados emocionais na medida em que diferencia e reconhece melhor suas reações fisiológicas. Logo avalia mais conscientemente o momento presente, proporcionando respostas mais efetivas de enfrentamento no controle dos impulsos e alívio do estresse, sem necessariamente recorrer ao consumo de substâncias psicoativas.